Chegou a hora de investir em MGLU3 e VIIA3?
No vídeo de hoje, vou tirar uma dúvida que está na cabeça de muito investidor por aí. Será que chegou a hora de investir em varejistas? Esse é um bom momento para comprar ações de empresas como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)?
O que está por trás das perguntas é a eleição do ex-presidente Lula. Com viés mais populista, uma das medidas a ser adotada pelo futuro presidente pode ser a expansão do crédito. E isso favorece, principalmente, as classes mais baixas. Ou seja, podemos ter, em tese, mais gente comprando móveis, eletrodomésticos, vestuário e eletrônicos no ano que vem.
Além disso, Lula está prometendo ajudar os brasileiros inadimplentes a limpar o nome, o que também ajuda a alavancar as vendas do varejo. Não por acaso, as ações da Magalu e da Via subiram mais de 2 dígitos depois do segundo turno das eleições.
É hora de comprar ações da Via e da Magazine Luiza?
Antes de se empolgar e sair comprando MGLU3, VIIA3 e companhia, é preciso compreender alguns fatores. Primeiramente, tomar decisões financeiras com base em “futurologia” costuma ser um erro. Isso porque, do ponto de vista prático, não há nenhuma garantia de que o futuro governo vai adotar esta ou aquela política econômica.
Além disso, não dá pra saber qual vai ser o impacto dessas medidas sobre a inflação. Ou seja, o governo pode voltar atrás caso tome uma decisão que cause um aumento muito forte nos preços e pressione os juros para cima.
Então, é arriscado investir no varejo?
Para começar, eu não gosto da ideia de comprar uma ação se você não pretende segurá-la por, pelo menos, uns 10 anos. Ainda mais quando falamos de um dos setores mais arriscados da Bolsa. Afinal, como dizem por aí, existem dois tipos de varejistas: as que já quebraram e as que ainda vão quebrar (vide Arapuã, Mesbla, Brasileiras, etc.).
Caso o investidor vislumbre um cenário de queda de juros e aquecimento do varejo, uma opção mais segura pode ser investir num Tesouro IPCA+ ou num Tesouro Prefixado e se beneficiar com a marcação a mercado. Assim, o investidor poderia ter um retorno melhor, aproveitando um eventual ciclo econômico mais favorável.
Se, mesmo assim, o investidor quiser se expor às empresas do varejo, vale a boa e velha dica: alocar um percentual bem pequeno da carteira de investimentos. Assim, caso tudo dê errado, não vai ser o fim do mundo!
00:00 chegou a hora de investir no varejo?
01:55 Por que as empresas de varejo ficaram mais atrativas?
04:30 O que penso sobre Via e Magalu
07:41 Aprenda a investir na Bolsa de Valores