Como o Real Digital impulsionará os pagamentos inteligentes

O Banco Central começou, agora, em março, o projeto-piloto do Real Digital, uma CBDC (moeda digital emitida por um Banco Central, na sigla em inglês). E a Febraban, parceira do Bacen em mais essa empreitada, criou um grupo de trabalho, com representantes de 15 bancos associados, para contribuir ativamente nessa fase de testes.

Com a nova infraestrutura, baseada em tecnologia de blockchain, é possível gerar um token, de qualquer valor, que fica depositado no banco. E, depois, programar o uso desse dinheiro digital em transações financeiras e contratos inteligentes, a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana.

A expectativa é terminar os testes até dezembro e, no início do ano que vem, começar nova avaliação, ainda em ambiente fechado, do uso do Real Digital na compra e venda de ativos do Tesouro Nacional. O lançamento aos brasileiros está previsto para o final de 2024.

Quer saber mais? Ouça o novo podcast Febraban News, com a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Redes Sociais da Febraban. Ela conversa com André Portilho, head de Ativo Digital do BTG Pactual, Thamillla Talarico, sócia líder de Blockchain e Cripto da Ernest Young e Leandro Vilain, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *