Conheça o B20, o fórum empresarial que recomenda ações para o G20
O assunto desse podcast é o fórum B20 que encaminhará recomendações de desenvolvimento e propostas globais para a Cúpula do G20, agendada para novembro, no Rio de Janeiro.
Dan Ioschpe, chairman do B20 e Walter Schalka, responsável por uma das Forças-Tarefa, a do Trabalho Educação, conversam com os jornalistas João Borges, diretor de Comunicação, Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban e Isaac Sidney, presidente da Febraban que também integra o fórum.
Os empresários se dividiram em 8 forças-tarefas, cada uma com a missão de propor 3 recomendações, incluindo políticas de ação e indicadores de performance para mensurar os resultados.
Ficaram definidos 03 temas centrais: redução das desigualdades, transição energética e reforma dos organismos de governança global.
Dan Iochpe explica que a ideia foi concentrar as recomendações em propostas de grande valor e escaláveis para os 42 países participantes. Segundo ele, o B20 acaba funcionando como mesas de conversas e negociações “menos travadas do que demais ambientes que discutem temas da grande geopolítica global”.
O B20 também preparou o Legado Brasil, com recomendações específicas ao nosso país, como a digitalização e a adoção de escola em tempo integral “para acelerar a qualidade da educação brasileira”, exemplifica Walter Schalka, responsável pela Força-Tarefa Trabalho Educação do B20. Eles recomendam também a regulação do mercado de carbono, “com a aprovação, o mais rápido possível, do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional”, acrescenta Schalka.
Isaac Sidney, destaca a contribuição dos bancos na oferta de crédito e no financiamento da transição energética, na jornada de descarbonização da economia. Isaac alerta para a urgência do enfrentamento da crise climática, que coloca em risco não só o meio ambiente e a economia, “mas até a nossa própria sobrevivência no planeta”.
Nos próximos dias 24 e 25 de outubro, o B20 realiza o seu Summit em São Paulo, quando os grandes líderes vão expor as recomendações com mais detalhes, a um público esperado de 1500 pessoas, entre lideranças e delegações do mundo todo. Quem quiser participar, deve se inscrever pelo site www.B20Brasil.org. As vagas são limitadas.