Dividendos: a nova janela dos fundos imobiliários!
O atual cenário político está abrindo uma nova janela de oportunidade para a compra de fundos imobiliários, com um bom desconto em relação ao valor patrimonial dos ativos. Apenas nos últimos 30 dias, os FIIs caíram mais de 4%, de acordo com o índice IFIX. E isto fez muita gente se questionar se chegou a hora de investir em fundos imobiliários. Será que o momento é, mesmo, de oportunidade? Ou será a hora de vender os FIIs?
O que são fundos imobiliários?
Antes de tudo, vamos entender do que estamos falando. Os fundos imobiliários (FIIs) são um tipo de condomínio em que vários investidores se unem – por meio de cotas – para comprar e manter imóveis, sejam lajes corporativas (prédios comerciais), shoppings, galpões logísticos, hospitais, escolas, etc. Estes são os chamados “fundos de tijolo”. Há, também, os “fundos de papel”, que investem em títulos de renda fixa ligados ao setor imobiliário, como os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário).
Por fim, existem os “fundos de fundos”, que concentram cotas de outros fundos imobiliários. Os FIIs têm como característica o pagamento mensal dos dividendos, que são isentos do Imposto de Renda (IR).
O “senhor mercado” dos fundos imobiliários
Pegando carona na personagem criada por Benjamin Graham, autor do livro “O Investidor Inteligente”, a gente vê a atuação diária do “senhor mercado”, também, no mundo dos FIIs. Todos os dias, este senhor bate à porta dos condôminos (cotistas) dos fundos imobiliários, oferecendo um valor “x” pelas cotas.
Ocorre que, de tempos em tempos, o senhor mercado fica chateado, pessimista, nervoso e, até, descontrolado. A atual mudança de governo, com parte da população rejeitando o resultado das eleições 2022, e as recentes falas do presidente eleito Lula – que colocam em xeque o controle de gastos do futuro governo, com uma política fiscal mais expansionista – deixaram o senhor mercado em polvorosa.
Na prática, isso significa que muitos investidores acabaram trocando os fundos imobiliários pelos ativos de renda fixa, como os CDBs, as LCIs e LCAs, os CRIs e CRAs e os títulos do Tesouro Direto. Afinal, quem compra uma cota de um fundo imobiliário procura, geralmente, mais previsibilidade e SEGURANÇA. Em momentos de instabilidade, esta segurança acaba sendo naturalmente “transferida” pra renda fixa, o que faz desabarem as cotações dos FIIs.
Estamos diante de uma janela de oportunidade?
Eu sempre digo que os momentos de incerteza são os melhores para encontrar bons negócios na Bolsa de Valores. E é bom entender uma coisa: quando falamos de fundos imobiliários de tijolo, por exemplo, estamos falando de alguns dos melhores imóveis do país para se investir. Grandes empresas, escritórios, fábricas, shoppings e centros de distribuição usam, exatamente, este tipo de imóvel para se instalar.
Logo, fica extremamente improvável que estes inquilinos simplesmente deixem de alugar os espaços e, portanto, de pagar os aluguéis. Isto só aconteceria num cenário, de fato, catastrófico. E não é isso o que temos hoje!
Então, na prática, estamos SIM diante de uma boa janela de oportunidade quando o assunto são os fundos imobiliários. A grande diferença entre o bom e o mau investidor é a capacidade de comprar ativos de valor, nos momentos em que todo o mercado está apavorado. Estes momentos podem ser os melhores para a construção do seu patrimônio!
Pra quem está começando a investir agora, eu diria que estamos diante de uma grande oportunidade, desde que você saiba escolher o que comprar. Analisando bem os ativos e tomando as decisões mais coerentes com a sua carteira de investimentos e sua estratégia, você vai se beneficiar, no longo prazo, dos descontos que, hoje, estão bem diante dos nossos olhos.
E você, é mão de alface e acha que é o fim dos FIIs? Entendeu a lógica do mercado e vai comprar fundos imobiliários? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo
00:00 Entenda, de forma simples, o momento do mercado financeiro
02:40 É hora de comprar fundos imobiliários?
06:50 É arriscado investir em fundos imobiliários?
10:05 Qual o melhor momento para investir no mercado financeiro?
12:33 Aprenda a investir na Bolsa de Valores