Gestor, administrador e custodiante: entenda os diferentes papéis em um Fundo de Investimentos

 

Do investidor iniciante ao avançado, os Fundos de Investimentos são excelentes alternativas para quem deseja diversificar seus investimentos e contar com uma gestão profissional dos recursos.

Por isso, criamos esta playlist para te ajudar a investir do jeito certo nos melhores Fundos de Investimentos do mercado.

No último vídeo da nossa playlist, você aprendeu sobre as diferenças da gestão ativa e da gestão passiva nos Fundos de Investimentos. E hoje, você vai conhecer os diferentes papéis responsáveis pelo bom funcionamento de um Fundo.

Assista aqui ao vídeo gestão ativa x gestão passiva:

A primeira figura envolvida em um Fundo de Investimentos é o gestor, que pode ser apenas um profissional ou uma empresa. O gestor é o responsável por escolher os ativos que irão compor a carteira de investimentos do Fundo e definir por qual período o patrimônio dos cotistas será aplicado nesses papéis.

Quando buscar um Fundo para investir, é recomendado que você conheça quem é o gestor, que tipos de estratégias ele costuma adotar e seu histórico de retornos passados em diferentes janelas de tempo, especialmente em períodos mais longos.

Em um Fundo, temos também o administrador. Este é o responsável legal do Fundo perante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e funciona como uma espécie de contador, acompanhando onde o dinheiro está, calculando o valor diário do patrimônio líquido, prestando contas e cuidando da parte burocrática.

Por fim, o custodiante é quem guarda e movimenta os ativos de um Fundo e geralmente essa tarefa costuma ser feita por grandes instituições financeiras.

CAPÍTULOS

00:00 – Introdução
00:38 – Gestor
01:40 – Administrador
02:24 – Custodiante
02:44 – Auditores independentes
03:07 – Distribuidor
03:37 – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *