ISEB
Veja os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (ISEB), da Febraban, com @Luiz Fernando Castelli
O saldo total da carteira de crédito cresceu 1,2% em setembro, atingindo R$ 6,2 trilhões. O resultado manteve o ritmo de expansão anual da carteira estável em 9,9%, mantendo o bom dinamismo do crédito ao longo do ano. Além disso, as taxas de juros seguiram em queda, enquanto a inadimplência seguiu estável, em nível relativamente moderado.
Nesta direção, os principais bancos de capital aberto do país começaram a divulgar seus balanços referentes ao terceiro trimestre de 2024, mostrando melhora de seus resultados. O avanço do lucro das Instituições Financeiras tem sido impulsionado justamente pelo ambiente positivo no mercado de crédito, caracterizado por expansão da carteira e inadimplência sob controle.
Dentre os indicadores econômicos, destaque para os números do mercado de trabalho, que voltaram a mostrar números positivos. A taxa de desemprego recuou para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, menor nível para o período.
Na agenda da semana, destaque no Brasil para a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que deve elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano, diante da preocupação com os números da inflação. Já nos EUA, teremos as eleições presidenciais e reunião do Fed.
Para saber mais, acesse o ISEB:
f