LIVE | Seminário de Relacionamento com o Consumidor – SEMARC Nacional 2022 (2º dia)
A Febraban promove, nos dias 8 e 9 de novembro, o Seminário de Relacionamento com o Consumidor (SEMARC Nacional 2022), que neste ano tem como tema “A importância das boas práticas como instrumento de aperfeiçoamento na relação com o consumidor”.
O evento é realizado em formato híbrido, com o encontro presencial para convidados e a transmissão dos painéis ao vivo.
Representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras debatem importantes tópicos, como a Lei 14.181/21 (lei do superendividamento) e o tratamento aos superendividados; tecnologias para o crédito consignado; agenda ESG; os desafios contemporâneos na prevenção e no enfrentamento a fraudes e golpes financeiros; bem como o novo decreto do SAC e a autorregulação da Febraban.
Veja a programação do dia 9 de novembro (quarta-feira):
9h às 10h30 – Os desafios contemporâneos na prevenção e no enfrentamento a fraudes e golpes financeiros
Palestrante: Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban
Debatedores:
Guilherme Farid, diretor-executivo do PROCON SP
Carlos Eduardo Rodrigues, chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (DEATI), do Banco Central do Brasil
Nayara Caetano Borlina Duque, titular da Delegacia de Fraudes Cibernéticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban
Moderação: Nairo Vidal, diretor setorial de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e diretor ouvidor do Bradesco
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 12h15 – Crédito consignado: o monitoramento e a tecnologia como aliados no fortalecimento da proteção ao consumidor
Palestrante: Alexandre Borin Ribeiro, diretor setorial de Crédito Consignado da Febraban e diretor de Negócios do Itaú Unibanco
Debatedores:
Ingrid Ambrozio Camilo, coordenadora-geral de Pagamento de Benefícios da Diretoria de Benefícios do INSS
Marcelo de Souza do Nascimento, diretor do Procon DF e presidente da Associação Brasileira de Procons – Procons Brasil
Paulo Roberto Binicheski, promotor de Justiça e vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON)
Alexandre Borin Ribeiro, diretor setorial de Crédito Consignado da Febraban e diretor de Negócios do Itaú Unibanco
Moderação: Talita Bartolassi, membro do Comitê de Ouvidoria, Relações com Clientes e Canais de Atendimento da Febraban e ouvidora do Banco Cetelem
12h15 às 13h45 – O Novo Decreto do SAC e a Autorregulação FEBRABAN
Palestrante: Jaqueline Machado, diretora-executiva de Experiência do Cliente do BTG Pactual
Debatedores:
Claudia Silvano, diretora do PROCON PR
Laura Postal Tirelli, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor
Lúcia Farias, ouvidora do Grupo Algar
Jaqueline Machado, diretora-executiva de Experiência do Cliente do BTG Pactual
Moderação: Beatriz Damasceno, membro do Comitê de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e ouvidora do Banco Safra
13h45 – Encerramento
Amaury Oliva, diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban
Nairo Vidal, diretor setorial de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e diretor ouvidor do Banco Bradesco