Não perca seus milhões em CRIPTO! Dicas para não perder dinheiro com taxas

À medida que o Bitcoin e as outras criptomoedas começam a subir, muitas pessoas perguntam quando devo vendê-las, mas a verdade é que saber quando vender é apenas uma parcela da batalha. Acredite ou não, mas saber “quando vender” é muito mais fácil quando comparado com outros desafios, que provavelmente enfrentaremos quando se trata de receber os ganhos que obtivemos.

TAXAS EM TRANSFERÊNCIAS DE MOEDAS EM WALLETS
A menos que você não seja maluco ou maluca, você com certeza está holdando a maioria das suas criptomoedas em uma wallet. Isso significa que quando chegar a hora de vender, a primeira coisa que você precisará fazer é mover essas criptomoedas da Wallet para um app ou Exchange que permitirá a troca da moeda por reais ou dólares.

Caso você ainda não saiba, para transferir criptomoedas de um local para o outro é necessário pagar taxas de transação. Essas taxas de transação são debitadas com a a mesma moeda que estamos utilizando para transferir, por exemplo para transacionar Bitcoin, a taxa será abatida em Bitcoins.

Agora para os tokens de criptomoedas está taxa será debitada com a moeda pertencente a rede. Por exemplo, a AAVE é um token que está na rede Ethereum, então você precisará de ETH para pagar a taxa de transação quando transferir a AAVE.

Normalmente essas taxas de transferências são pequenas e custam de centavos a alguns dólares, dependendo da moeda ou token. Mas, quando a blockchain está com muitas transações naquele momento, essa taxa pode custar centenas de dólares, e para nós brasileiros que utilizamos o real fica muito pesado pagar essas taxas.

Agora, um grande problema das taxas é que muitas Wallets não oferecem a melhor taxa de forma nativa. No calor do momento você pode acabar pagando taxas muito mais altas do que elas poderiam ser. A solução para isso é a seguinte, considere mover suas criptomoedas para uma Wallet que permite alterar a taxa de transação manualmente, a Metamask é uma opção. Assim, você conseguirá reduzir a taxa e garantir que sua transação seja realizada com sucesso.

CONGELAMENTO DAS CRIPTOMOEDAS NAS EXCHANGES
Dependendo da criptomoeda que você está enviando para uma exchange existe a chance de você ser amaldiçoado com o problema de congelamento das suas moedas. Isso pode ser mais comum em transferências de moedas menos conhecidas. Um dos motivos para acontecer isso, é que você deve confirmar sua identidade na exchange, enviando alguns documentos para ela.

IMPOSTO SOBRE O LUCRO EM CRIPTOMOEDAS
Caso a venda de uma criptomoeda seja feita para o Real, você deve tomar cuidado com o imposto sobre o lucro. O imposto incide apenas em valores de venda acime de 35 mil reais em um único mês e com lucro.

Então, por exemplo você investiu 25 mil reais, e teve um lucro de 20 mil reais, caso você efetue a venda dos 45 mil reais, como você obteve lucro, terá que pagar 15% sobre o seu lucro de 20 mil reais. Eu sei, isso é um roubo.

CONGELAMENTO DO SEU DINHEIRO NO BANCO
O próximo problema que você pode encontrar, virá dos principais concorrentes das criptomoedas, os bancos!

Valores mais altos podem ser congelados pelos bancos e não só isso, até mesmo toda a sua conta bancária pode ser congelada. Isso vai depender da quantidade de dinheiro que você está tentando retirar de uma exchange.

Eles fazem esse congelamento por causa de atividades suspeitas, e para a liberação do seu dinheiro eles farão você passar por um processo extremamente burocrático. Então, se você vai transferir uma grande quantidade de dinheiro para o seu banco, eu recomendo que você ligue para eles antes de fazer isso. Para que eles não te bloqueiem quando o dinheiro da Ferrari chegar.

VENDER CRIPTOMOEDAS
Apesar de todos esses problemas que eu mencionei, vender suas criptomedas em teoria é simples, basta mover suas criptos ou tokens para uma Exchange, fazer a troca por reais e transferi-los para sua conta bancária, pronto você já pode comprar sua Ferrari.

Só que esse é o tipo de coisa que na teoria é de um jeito, e na prática é outro, porque ao fazer esse processo simples, podemos passar por sérios problemas. Mas, à medida que existe maior adoção de criptomoedas pelas instituições e as redes sofrem atualizações, todo esse processo fica cada vez mais simples.

Se você já passou por algum problema no momento de vender e realizar seu lucro, comente aqui porque isso pode ajudar outras pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *