O Bitcoin acabou? 62% de queda o fim do BTC?

O Bitcoin vem sofrendo nos últimos dias, muito em função de uma grave crise que vem ocorrendo no mundo das criptomoedas. A recente derrocada da corretora FTX fez o valor do Bitcoin despencar, agravando uma queda que já passa dos 72% nos últimos 12 meses. Será esta a gota d’água? O Bitcoin vai acabar? Ainda faz sentido comprar Bitcoin?

Binance x FTX

Para explicar o que está acontecendo com o Bitcoin é preciso entender a crise que envolve a segunda e a terceira maiores corretoras do mundo – a Binance e a FTX, respectivamente. De um lado, a Binance é presidida pelo executivo sino-canadense (de ascendência chinesa) Changpeng Zhao, conhecido pelas iniciais CZ, que é totalmente favorável à descentralização das criptomoedas e contrário à regulação do estado.

Do outro lado, a FTX era comandada pelo americano Sam Bankman-Fried, que tinha uma relação muito mais amigável com os políticos. Ele, aliás, foi um dos maiores doadores do partido Democrata, do atual presidente Joe Biden.

Apesar das diferenças, a Binance chegou a investir na FTX, em 2019, antes da corretora se tornar grande demais, a ponto de incomodar a Binance. Agora, a Binance decidiu vender todos os seus tokens da FTX (o token FTT), no momento em que a corretora de Sam enfrenta sua pior crise.

O que aconteceu com a FTX?

A corretora FTX mergulhou numa crise sem precedentes depois de descobrirem que o dinheiro dos investidores estava sendo usado em operações alavancadas na Alameda Research, um braço da FTX que operava trading de criptomoedas. A garantia dessas operações era, justamente, os tokens da própria corretora (FTT) que, na prática, não servem pra nada.

As operações da Alameda deram errado e a empresa ficou sem condições de pagar os investidores, o que fez a FTX derreter mais de 70% em apenas 3 horas, no dia 8 de novembro. Nesse contexto, a Binance entrou na jogada, primeiro vendendo os FTTs que tinha e ajudando a derrubar o preço. E depois, tentando comprar a corretora, o que acabou não dando certo.

Porque o Bitcoin caiu tanto?

A crise da FTX, que já entrou com pedido de falência nos Estados Unidos, acabou fazendo um estrago em várias outras criptomoedas que tinham uma relação mais direta com a corretora, como é o caso da Solana (SOL), que caiu mais de 60% nos últimos 10 dias. E, de tabela, o Bitcoin (BTC) e o Etherem (Ether) também foram afetados.

Ocorre que a quebra de uma das maiores corretoras do mundo gera uma crise de liquidez que abala todo o mercado de criptomoedas. Além disso, o medo passa a dominar grande parte dos investidores, que decidem vender os ativos como forma de se proteger de um cenário ainda pior. Foi exatamente isso o que aconteceu com o Bitcoin.

Posso perder meus bitcoins?

É bom lembrar que as criptomoedas não são ativos comuns, como os de renda fixa e de renda variável. Estamos falando de moedas que estão custodiadas em corretoras descentralizadas e praticamente sem nenhuma fiscalização. Então, é uma grande burrice deixar o seu dinheiro numa corretora de criptomoedas.

Na prática, você não tem bitcoins quando compra via corretora! Eles são seus, apenas, quando estão numa carteira (wallet) própria da rede Bitcoin. Logo, pra não correr o risco de perder seus bitcoins, mantenha-os sempre em wallets próprias da rede, como a Exodus e a
Blockchain. E, se você tem um valor muito alto, vale a pena comprar uma cold wallet – Ledger e Trezor são marcas confiáveis – para manter suas criptos em “carteira” física.

É o fim do Bitcoin?

Apesar da onda vermelha que vem assolando o mundo cripto, nada mudou, de fato, com o Bitcoin. A moeda segue funcionando normalmente! Isso quer dizer que, na prática, nada sinaliza que o Bitcoin chegou ao fim. Na minha opinião, essa é apenas mais uma crise que vem e vai. E os momentos de histeria, quando todos querem vender, são os melhores para COMPRAR e lucrar no longo prazo.

 

00:00 O que está acontecendo com o Bitcoin?
01:23 Por que o Bitcoin caiu tanto?
02:50 Como a FTX entrou em processo de falência
08:42 Como armazenar suas criptomoedas
11:51 Ignore as análises gráficas de Bitcoin
12:58 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *