O Mercado Financeiro e a Sustentabilidade

A crescente preocupação com questões de sustentabilidade trouxe à tona o termo ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança) que agora é uma peça central nas análises de risco e nas decisões de investimento no mercado financeiro.

O mercado de capitais no Brasil, por exemplo, registrou um impressionante faturamento de 200 bilhões de reais em títulos verdes, conhecidos como Green Bonds. “Essa manobra está direcionando mais capital para projetos que priorizam a sustentabilidade”, afirma Guilherme Teixeira, Sócio da NINT e convidado especial deste episódio do podcast Febraban News, gravado durante o Febraban Tech 2023.

De acordo com um relatório da PwC, até 2025, a Europa verá 57% dos ativos de fundos mútuos investidos em fundos que levam em consideração os critérios ESG, totalizando US$ 8,9 trilhões. Além disso, uma pesquisa realizada pela PwC revelou que 77% dos investidores institucionais planejam deixar de adquirir produtos que não estejam alinhados com os princípios ESG nos próximos dois anos.

Nesta entrevista, a jornalista Thais Herédia conversa com Guilherme para discutir o futuro do setor financeiro e sua evolução ao implementar práticas mais sustentáveis. Uma conversa sobre as oportunidades e desafios desse movimento que está transformando o mundo dos investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *