Vale a pena sacar seu FGTS para investir?
A Caixa Econômica Federal liberou, ainda no primeiro semestre, o saque extraordinário do FGTS. Muita gente não sabe disso e, portanto, está perdendo a oportunidade de receber o dinheiro. Mas, será que vale a pena sacar o FGTS?
De antemão, já digo que sim. Vale a pena sacar o saldo do fundo de garantia! E, neste vídeo, vou te mostrar as vantagens de sacar o FGTS e fazer o seu dinheiro render de verdade. Afinal de contas, não faz nenhum sentido ter um dinheiro parado, perdendo valor para a inflação.
O que é o saque extraordinário do FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma “proteção” criada pelo governo para amparar, principalmente, o trabalhador demitido sem justa causa. O dinheiro fica retido numa conta aberta na Caixa Econômica Federal. Desde o dia 20 de abril, todos os trabalhadores brasileiros estão autorizados a fazer o saque extraordinário do FGTS, até o limite de R$ 1.000.
O saque pode ser feito até o dia 15 de dezembro. Para isso, é preciso baixar o aplicativo do FGTS e, também, o aplicativo Caixa Tem. O primeiro passo é solicitar o saque no app do FGTS. Como o crédito do saque extraordinário do FGTS é feito em uma Conta Poupança Social Digital – aberta automaticamente pela CAIXA em nome do trabalhador – é preciso, pelo app Caixa Tem, escolher para qual outra conta o dinheiro sacado vai ser transferido.
Por que vale a pena sacar o FGTS?
O FGTS é uma forma encontrada pelo governo de manter O SEU DINHEIRO custeando, entre outras coisas, o Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Na prática, isso quer dizer que o governo usa seu dinheiro para oferecer crédito imobiliário, mas te paga um juro ridículo.
Hoje, o dinheiro parado no FGTS rende pouco mais de 3% ao ano, enquanto a poupança rende mais de 7%, a inflação está em 7,17% e a Taxa Selic em 13,75% ao ano. Isso significa que o dinheiro do FGTS não apenas rende menos que a poupança, mas está sendo destruído pela inflação.
Então, se você tiver saldo disponível para saque, no FGTS, não pense duas vezes: faça o saque o mais rápido possível. Se você não sabe onde deixar o dinheiro, uma boa dica é investir em um Tesouro Selic, que rende o equivalente à nossa taxa básica de juros (13,75% ao ano). Assim, você tem a garantia de que seu dinheiro vai render mais que a inflação, de forma segura.
Como o valor do saque é limitado a R$ 1 mil por pessoa, você pode preferir gastar o dinheiro com algo útil e necessário pra sua vida, ao invés de investir. Se for o caso, vá em frente. O que não pode, mesmo, é deixar dinheiro parado!
00:00 Vale a pena fazer o saque extraordinário do FGTS?
00:53 O que é o saque extraordinário do FGTS?
02:50 Como sacar o seu FGTS
06:07 Por que faz sentido sacar o FGTS?
08:03 Aprenda a investir na Bolsa de Valores